Descubra os principais desafios
Mobil | Indústria em movimento. Sua principal newsletter da indústria está aqui!
Versão Web
Por que Mobil™?Soluções por IndústriaSite Mobil Industrial
19 de abril de 2024
Tempo de leitura: 9 min e 14 seg
Compartilhe:whatsappLinkedinE-mail
 
Especialistas apontam como o Brasil pode avançar na agenda de tecnologia eólica offshore
Olá, *|FNAME|*!
Realizado pelo Global Wind Energy Council (GWEC) e pela ABEEólica, e com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brazil Offshore Wind Summit aconteceu no Rio de Janeiro e trouxe a presença de representantes do governo federal e dos governos estaduais, da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), de empresários nacionais e internacionais, da Plataforma de Ação pelo Clima da ONU e outros especialistas para discutir o potencial do mercado de energia eólica offshore no Brasil.
Nos encontros promovidos, cinco temas prevaleceram: ambiente regulatório, regulamentação básica, incentivos financeiros, cadeia de fornecedores e qualificação de mão de obra. Fernanda Scoponi, gerente de Desenvolvimento de Negócios Renováveis da TotalEnergies, explica que a regulação desse comércio precisa ser bem estabelecida no Brasil para que as empresas possam apostar na tecnologia, afinal, sua operação exige grandes investimentos. Quanto às normas para orientar o segmento, a prioridade “é aprofundar os parâmetros para priorização das áreas a serem destinadas para estudos de viabilidade dos projetos”, afirmou o secretário de Transição Energética e Planejamento do ministério de Minas e Energia (MME), Thiago Barral.
Nesse ponto, há boas perspectivas, dado que o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) finalizou a instalação da maior rede de monitoramento do potencial eólico offshore do Brasil. A área estudada abrange 38,6% do litoral do país, um local conhecido como Margem Equatorial Brasileira, e o projeto tem convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é conseguir apresentar os resultados desse monitoramento na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro de 2025, no estado do Pará.
No calor das discussões sobre as melhores estratégias para estabelecer esse segmento no país, há especialistas experientes que destacam os erros que os outros países cometeram e podem ser evitados pelo Brasil. Segundo o CEO global da Corio Generation, Jonathan Cole, problemas que aconteceram nos Estados Unidos e no Reino Unido relacionados a cancelamentos, atrasos de alguns projetos e o fracasso de leilões trouxeram ótimas lições sobre como a indústria brasileira pode se preparar para estruturar esse mercado.
Confira ainda nesta edição: Brasil avança em inovação de negócios e produtos; empresas investem mais em planos de investimentos; mantenha seu negócio longe de fraudes ESG; neurociência pode beneficiar os colaboradores da sua empresa e conheça uma tecnologia solar de última geração.
Até a próxima!
 
Radar da indústria
Empresas brasileiras investem mais em inovação de negócios e produtos
Essa é uma das conclusões obtidas com os dados presentes na Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral) 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam uma taxa de inovação de 68,1% com destaque para o segmento de fabricação de máquinas e equipamentos.
 
Cresce parcela das grandes indústrias com planos de investimentos
De 68% para 73%: esse foi o salto no índice de grandes indústrias que possuem planos de investimento produtivo em 2024, conforme a pesquisa Investimentos na Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que prevê aumento na capacidade produtiva e melhoria dos processos produtivos industriais do país.
 
Fraude na agenda ESG? Descubra como manter seu negócio longe desse risco
A alta demanda por relatórios de sustentabilidade exige que as empresas se especializem em saber reunir os dados certos com as informações mais coerentes. Por isso, a KPMG reuniu materiais importantes sobre o assunto que, sem o devido cuidado, pode afetar a credibilidade da organização com stakeholders e shareholders.
 
A melhor estratégia ESG para sua empresa pode estar no cérebro humano!
Para as corporações que entendem a importância do Social na agenda ESG, o cuidado com suas equipes inclui questões como bem-estar e saúde mental e, portanto, vale a pena investir na neurociência como uma aliada. Pelo menos, essa é a recomendação feita pelo diretor do Instituto Brasileiro de Altruísmo, Cérebro e Educação (Ibrace), Ivo Machado, que ofereceu uma entrevista exclusiva ao ESG Insights.
 
Conheça a tecnologia da próxima geração de energia solar
Uma das novidades em tecnologia solar de última geração são as células solares em tandem de perovskita (material solar sensível à água, ao calor e à luz) que absorvem diferentes comprimentos de onda da luz, permitindo mais eficiência e maior produção de eletricidade por cada painel solar, a um custo menor e com maior quantidade de eletricidade renovável na rede.
Frase da edição
É fundamental fortalecer uma indústria inovadora.
– Geraldo Alckmin, vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em reunião da Fiesp sobre “Produtividade e taxa de investimento” em 19/02/2024.
Jogo rápido
Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento: Brasil e outros 121 países assinaram acordo de facilitação de investimentos que pode simplificar as operações entre as economias signatárias.
 
Com o intuito de beneficiar a indústria paulista, a Fiesp lançou três cartilhas com os temas: Tecnologia Blockchain, Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e Controle Externo pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Confira aqui.
 
Inteligência Artificial: conheça os desafios legais que estão sendo discutidos para a redução de riscos na implementação e expansão da tecnologia.
 
2º Workshop sobre a Transformação Digital na Indústria Naval e Offshore: a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA) promove evento no dia 25 de abril de 2024 sobre projetos relacionados à transformação digital na indústria naval e offshore. Saiba mais.
 
Desperdício de alimentos: a Food Law and Policy Clinic (FLPC) da Harvard Law School e a The Global FoodBanking Network (GFN) lançam documento que auxilia empresas sobre como adotar boas políticas de doação de alimentos para evitar desperdícios.
 
Podcast Energy Center: promovido pelo MIT Technology, o novo episódio apresenta os projetos inovadores em energia do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello. Ouça aqui.
 
Conteúdo Mobil™
Tecnologia Mobil
Ganhos em produtividade para uma empresa de papel e celulose
Ao implementar a tecnologia do Mobilgrease XHP™ 681 Mine na sua frota de 46 harvesters PC200F para corte de eucalipto, uma empresa do setor de papel e celulose aumentou o tempo de relubrificação, estendeu a vida útil dos pinos e buchas e a disponibilidade física dos equipamentos. Saiba mais sobre esse caso de sucesso!
 
O que você achou desta edição?
Adorei
Adorei
Gostei
Gostei
Pode melhorar
Pode melhorar
Se você recebeu a newsletter Indústria em Movimento de alguém, que tal se inscrever? É só clicar aqui