E atuação da IA na circularidade
Mobil | Indústria em movimento. Sua principal newsletter da indústria está aqui!
Versão Web
Por que Mobil™?Soluções por IndústriaSite Mobil Industrial
27 de março de 2025
Tempo de leitura: 10 min e 24 seg
Compartilhe:whatsappLinkedinE-mail
 
Inteligência artificial e seu negócio: potencial para descarbonização e eficiência energética
Olá, *|FNAME|*!
A circularidade está transformando as empresas, agregando valor de sustentabilidade e boa gestão de recursos nas operações. Para apoiar esse processo, a inteligência artificial (IA) possui recursos de análise preditiva, aprendizado de máquina e automação, que enriquecem a aplicação das práticas circulares. Além disso, a IA é capaz de lidar com a complexidade regulatória, os altos custos iniciais de investimento e a fragmentação das cadeias de suprimentos que envolvem a circularidade. Essa tecnologia também assume tarefas como a análise de políticas em constante evolução em diferentes mercados, mantendo sua empresa em conformidade com as regulações mais recentes.
Para o CEO da Shape Digital, Felipe Baldissera, que esteve presente na CERAWeek, evento da S&P Global, em Houston (TX), a inteligência artificial tem força para impulsionar o crescimento da demanda energética e fomentar a busca por maior eficiência e descarbonização. O executivo acredita que a IA pode reduzir as emissões de FPSOs no setor de óleo e gás sem exigir grandes investimentos em infraestrutura. Ele explica: “Ao utilizar IA para monitoramento e otimização de operações, conseguimos manter as plantas offshore na melhor configuração possível, reduzindo consumo energético e emissões sem necessidade de grandes obras ou investimentos em capex”.
A eficiência dessa ferramenta depende, claramente, de uma boa gestão humana. A Forbes reuniu os cinco principais erros que devem ser evitados no uso da inteligência artificial. O primeiro deles é abdicar da supervisão humana e não otimizar a operação com revisão e verificação de fatos. Outro ponto é tornar a IA uma substituta da criatividade humana, quando, na verdade, sua função é ampliar a criatividade com as melhores ferramentas de busca e análise. Além disso, é essencial que as empresas apliquem uma política de uso da IA em seus negócios, estabelecendo diretrizes claras sobre como essa tecnologia pode ou não ser utilizada. Confira outros erros que devem ser evitados aqui.
Por fim, todo o potencial da IA depende de grandes investimentos para sua ampla aplicação nas empresas do Brasil. Na Europa, a previsão é a de que mais de R$ 130 bilhões sejam investidos na criação de gigafábricas de IA. Por meio do programa InvestAI, que combinará investimentos públicos e privados com foco em pesquisa, infraestrutura e implantação da IA na União Europeia (UE), será criado um fundo europeu de € 20 bilhões para apoiar o desenvolvimento de gigafábricas de inteligência artificial em larga escala. Esse investimento visa dar suporte ao treinamento avançado de modelos de IA.
Confira ainda nesta edição: aumento no financiamento de energia solar; novo corredor marítimo sustentável para o Brasil; maior avanço em 12 anos no mercado de energia termelétrica; novo painel para avaliar políticas climáticas e discussões sobre como reagir à taxação americana sobre o aço brasileiro.
Nos vemos na próxima edição!
 
Radar da indústria
Cresce o financiamento para energia solar distribuída
Segundo a plataforma Meu Financiamento Solar, do banco BV, entre 2023 e 2024, subiu o número de propostas de financiamento aprovadas para a instalação de projetos fotovoltaicos de geração própria, com destaque para a região Nordeste. Esse aumento foi um dos reflexos da queda no valor dos painéis solares nos últimos dois anos.
 
Navegação brasileira: parceria com a Noruega e proposta de descarbonização
Brasil e Noruega firmaram um acordo para a criação de um corredor de transporte marítimo sustentável, que contará com a participação da indústria e de institutos de pesquisa dos dois países. Ainda na pauta da sustentabilidade, o Brasil tenta engatar nova proposta para a taxação de carbono dos navios e a certificação de biocombustíveis marítimos.
 
Mercado brasileiro terá maior expansão de geração térmica em 12 anos
As termelétricas se consolidarão em 2025, dado que a previsão é a de que elas liderem a expansão da capacidade elétrica no país, com aumento da capacidade instalada de usinas térmicas a gás e de projetos a biomassa. Ademais, um novo acordo de intercâmbio de energia com o Uruguai permitirá a exportação da geração termelétrica para o país vizinho.
 
Painel ClimaBrasil irá monitorar as políticas climáticas no país
O Brasil pode garantir seu lugar na liderança climática global se apostar em energia limpa, segundo relatório elaborado entre o CEBDS em parceria com a coalizão global We Mean Business Coalition. Para apoiar essa jornada, foi lançado o Painel ClimaBrasil, uma adaptação nacional do ClimateScanner, que permitirá aos tribunais de contas de todo o país avaliar e aprimorar as políticas públicas ambientais e climáticas.
 
Taxação americana e aço brasileiro: o que pode ser feito?
A tarifa de 25% sobre as importações americanas de aço e alumínio levou o governo brasileiro a considerar recorrer à Organização Mundial do Comércio para proteger as exportações do país. No entanto, segundo estudo do Ipea, a taxa, ainda que cause um impacto importante para o setor de metais ferrosos no Brasil, terá baixa repercussão na economia de modo geral, com previsão de baixa de apenas 0,01% no PIB e de 0,03% nas exportações totais.
Frase da edição
Queremos exportar mais para o Brasil e investir mais nele, mas queremos também que o Brasil nos ajude nisso.
– Luís Montenegro, primeiro-ministro de Portugal, durante o Fórum Econômico Brasil-Portugal, na sede da Fiesp, em 20/02/2025.
Jogo rápido
Etanol: como a disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos pode impactar a indústria nacional?
 
É oficial! Brasil adere ao fórum de cooperação com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) - porém, não participará de acordos sobre controle de produção.
 
Eventos de Março e Abril: Feira de Hannover, a mais significativa em tecnologia industrial, será entre os dias 30 de março e 4 de abril na Alemanha; Imersão Indústria 2025, maior evento do setor produtivo em Minas Gerais, será nos dias 3 e 4 de abril, no BH Shopping, em Belo Horizonte (MG).
 
Números positivos: a economia brasileira aumentou 3,4% em 2024, a maior alta desde 2021. Já o faturamento real da indústria de transformação em janeiro de 2025 subiu 3,3% em relação a dezembro de 2024.
 
Desafio global: China e UE mantêm o foco nas negociações climáticas da ONU, enfatizando que a crise climática não pode ser resolvida isoladamente por nenhum país.
 
Podcast Energy Center: novo episódio conta com a participação de Carlos Diego do Valle Pedroso, superintendente de negócios de serviços e inovação na Copel, e Egídio Zardo, diretor do Energy Summit Awards, que analisaram como as startups estão liderando as soluções para eletrificação e sustentabilidade. Ouça aqui!
 
Conteúdo Mobil™
Mais empenho e menos interrupções no setor eólico
Para lidar com os desafios das operações de energia eólica, é preciso saber investir em boas práticas de manutenção, como o planejamento defensivo, o uso de softwares e sensores de monitoramento e o investimento em drones e robôs para reduzir acidentes. Saiba mais no nosso novo Infográfico “Boas práticas para manutenção de parques eólicos”! Baixe agora.
 
O que você achou desta edição?
Adorei
Adorei
Gostei
Gostei
Pode melhorar
Pode melhorar
Se você recebeu a newsletter Indústria em Movimento de alguém, que tal se inscrever? É só clicar aqui